Direitos Humanos são os direitos básicos dados a cada individuo que servem como base para o desenvolvimento de uma série de outros direitos fundamentais para a convivência e desenvolvimento humano em sociedade, como os direitos civis e direitos políticos. Estes estão expressos diretamente nos direitos jurídicos, políticos, sociais ou em princípios de diversas ordens normativas como: filosóficas, religiosas, sociológicas, políticas, econômicas, biológicas e outras mais (MOLINARO, 2020). A partir disso, é dado a todo individuo, enquanto seres humanos, garantias como: o direito à vida, a liberdade de expressão e livre pensamento, direito de votar e ser votado como representante político, liberdade de crença e religião, direito ao trabalho, educação, saúde, cultura e outros, dos mais simples aos mais complexos direitos que um ser humano possa ter em sua existência. O presente curso tem como objetivo principal realizar a introdução sobre a criação dos Direitos Humanos e os debates que foram feitos acerca deste tema que levou ao aperfeiçoamento destes a fim de garantir os direitos básicos de sobrevivência do ser humano em sociedade. Para isto, contaremos com três formas distintas de aprendizado no curso: atividades síncronas com aulas expositivas e participativas, atividades de debate e discussão sobre filmes propostos que dialoguem com os temas da semana e atividades assíncronas, com vídeos curtos sobre os tópicos semanais para introdução do assunto para discussão.

Quando notícias sobre conflitos no Oriente Próximo, ou envolvendo países da região, aparecem nas mídias, percebe-se uma mobilização de professores, pesquisadores e especialistas que se esforçam para explicar os fenômenos, e outros que acabam por consumir aquilo que é divulgado nas mídias.

Um elemento que quase sempre se torna parte da discussão é a participação feminina, de forma que, um olhar de diferença e de estereótipos acaba por presumir que todas as mulheres do Oriente Próximo são todas muçulmanas e, portanto, ocupam uma posição submissa em suas sociedades. Este é um olhar que se baseia na própria visão de mundo para fazer pré-julgamentos sobre grupos culturais diferentes, muitas vezes observando um evento por apenas um ponto de vista.

A questão de gênero não faz parte de uma ideia que se restringe a área de ciências humanas, é algo que atravessa todas as relações sociais, políticas e econômicas. Assim sendo, a proposta principal do curso é aproximar mulheres que tem discutido feminismo no Oriente Próximo, sem restringir a participação feminina na sociedade a um local de submissão ou a uma atuação que se restrinja ao espaço doméstico. Desta forma, poderemos observar eventos históricos de regiões como Afeganistão, Irã e Egito a partir de uma perspectiva que ressalte como mulheres, em diferentes locais e diferentes momentos, têm se relacionado com seus espaços de forma ativa, e não passiva às decisões de outrem.

Para aqueles que são da comunidade interna na universidade, o tema pode abrir espaço para novas discussões, grupos de pesquisas e um aparato teórico que se distancia do eixo Estados Unidos – Europa. Enquanto a comunidade externa pode se beneficiar da ampliação do repertório cultural em relação a literatura, filmes e artistas de outras regiões. Essa integração promove um convite a olhar as sociedades com mais empatia no lugar de preconceitos, e evitam a promoção de estereótipos sobre aqueles que não nos relacionamos diretamente. 

O curso proposto apresenta como principal objetivo introduzir a temática saúde mental materna, através de uma análise crítica e integrativa que evidencie os aspectos biopsicossociais, culturais e interseccionais aos profissionais e estudantes da área da saúde.

As inquietações que embasam esse projeto, estão ancoradas nas reflexões profissionais e acadêmicas observadas pela proponente e pautadas por pesquisas que evidenciam a repercussão da cultura, da desigualdade de gênero e do papel histórico da mulher e da mãe, na saúde mental materna.

O curso acontecerá na modalidade online, contendo encontros síncronos (ao vivo, na plataforma Google Meet - terça-feira, às 13:30e assíncronos (através do acesso virtual aos conteúdos  e atividades propostos e disponibilizados na plataforma Moodle).

Link de acesso ao grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DbAYjbZZ5pB9x8jlnVEChq

Link de acesso à plataforma Google Meet: https://meet.google.com/zsr-yckj-xfs

Cronograma das aulas ao vivo:

  • 5 de julho -  Abertura e apresentação do curso
  • 12 de julho- Maternidades e Adolescências 
  • 19 de julho - Violências e Intersecções
  • 26 de julho - Psicologia - Maternidades - Saberes transgeracionais
  • 2 de agosto - Considerações finais e Encerramento