
A proposta do curso terá como fundamento a ampliação da compreensão dos conceitos sobre produção e distribuição de alimentos, agricultura orgânica, agroecologia e modelos alimentares bem como os intensos questionamentos sobre Segurança Alimentar e Nutricional, abordando também a acessibilidade e distribuição dos alimentos e a temáticas acerca de boas práticas de consumo alimentar. A inadequação do padrão alimentar que atinge inclusive os mais pobres tem levado ao alarmante quadro de doenças provocadas pela má alimentação com o aumento do consumo de alimentos processados e consequente obesidade, mas também a ingestão de alimentos com resíduos de agrotóxicos, principalmente, frutas, legumes e verduras. Neste curso que será ministrado em 9 aulas, a abordagem sobre consumo consciente e agricultura orgânica irá trazer reflexões acerca dos métodos e modelos alimentares na atualidade frente à uma pandemia. A metodologia de ensino será caracterizada pelo aporte teórico em forma de slides na plataforma moodle contando com material em forma de textos e fontes complementares, como podcast e documentários em atividade assíncronas. Em sala online, os assuntos de maior dificuldade e maior interesse entre os alunos serão desenvolvidos através do “Google Meet”. A metodologia baseia-se nas experiências EaD em um ambiente de cooperativismo e conhecimento compartilhado como experiência executada. As aulas serão divididas em 8 aulas com 2 horas de duração em total de 4 semanas de aula. A modalidade EaD conta com aporte complementar através da participação dos alunos nos fóruns e chats das aulas, sendo também um espaço de difusão de conhecimento. A comunicação digital tem sido oportuna no que tange à aproximação e desenvolvimento de práticas alimentares conscientes.
- Professor: Natasha Rosa

Oie, eu sou a Thássia de Paula. Tudo bom?
Neste ano de 2022 estarei ministrando no PPESCE o curso sobre A Economia Solidária e as possibilidades de ações coletivas. Atualmente curso o mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas aqui, na Rural, e sou egressa de Ciências Econômicas.
O curso “A Economia Solidária e as possibilidades de ações coletivas” busca apresentar uma visão histórica da Economia Solidária no Brasil a partir das contribuições e ações do movimento social e a posteriori a institucionalidade nas políticas públicas. De caráter introdutório, visa trabalhar os conceitos de Economia Solidária e os intrínsecos a ela, tais como: autogestão, cooperativas, associativismo, tecnologias sociais, finanças solidárias, educação popular para familiarizar os temas aos participantes.
Serão 6 aulas expositivas síncronas com duração de 2h cada que visa promover a troca de saberes e 9 aulas assíncronas com duração de 2h cada onde cada participante realizará uma atividade a ser entregue na semana seguinte.
1 |
A Economia Solidária no Brasil – Rumo à VI Plenária |
Apresentar a construção histórica da Ecosol no Brasil |
Na primeira aula após a apresentação do panorama histórico da Economia Solidária, os alunos serão divididos em grupos e cada qual realizará uma pesquisa sobre os conceitos atrelados à Economia Solidária que será o tema da próxima aula (síncrona);
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2 |
Conceitos atrelados à Economia Solidária (autogestão, cooperativas, associativismo, tecnologias sociais, finanças solidárias, educação popular, etc) |
Debate gerado a partir das pesquisada realizado pelos participantes e discussão sobre os conceitos tema da aula |
Após as leituras do texto a ser indicado pela professora e encontrado na Bibliografia do Programa de curso. Para aula sobre Gestão Social e Economia Solidária os participantes entregarão um resumo com o entendimento sobre os conceitos de Gestão Social e Economia Solidária;
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3 |
Gestão Social e Economia Solidária: Sociedade-Estado-Mercado |
Aula expositiva sobre Gestão Social |
Os alunos deverão pesquisar e apresentar (individualmente) a Política Pública de Economia Solidária do seu município ou apresentar a experiência de uma organização social que trabalhe com Economia Solidária no seu território.
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4 |
A política pública de Economia Solidária e os movimentos sociais |
Apresentação da Política Pública ou experiência de Ecosol no Território e exposição da institucionalidade da PP e como se organiza o movimento social |
Os participantes serão divididos em três grupos e cada qual apresentará um ODS: 8, 9 e 12 e apresentar como é possível a relação com outros ODS: 1,2,3,10,11,15,17 a partir da Economia Solidária.
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5 |
17 ODS e a Economia Solidária: do local ao global |
Apresentação em grupo dos 3 ODS seguido de um debate sobre a relação dos objetivos e Economia Solidária. |
Assistir ao Filme italiano SI PÚO FARE (DÁ PRA FAZER). Disponível no youtube: .
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6 |
Apresentação do Coletivo Cultura Popular e Economia Solidária da Costa Verde na Baía da Ilha Grande/RJ |
Dialágo sobre o Filme e as possibilidades a partir da Economia Solidária e apresentação da experiência na Ilha Grande/RJ |
Realização de um vídeo de celular (3min- 5min) relatando o entendimento do conceito pesquisado na primeira aula, seguido da Gestão Social e Economia Solidária e qual o significado de pensar sobre novas possibilidade e construir o amanhã, seja através dos ODS ou nas atividades comunitárias. Levar o participante a criar um conteúdo audiovisual, fazer um breve relato sobre o que aprendeu durante o curso e imaginar alternativas futuras.
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- Professor: Thássia Andryna Silva de Paula
- Professor: Carlos Sarmento

Recursos digitais on-line podem ser utilizados como instrumentos de organização, acompanhamento e avaliação. O digital ressignifica a ideia de tempo e espaço, podendo potencializar a criatividade e a inovação. A utilização de artefatos digitais on-line pode fornecer subsídios para arquitetura de um ambiente virtual que viabilize o processo de ensino e aprendizagem. Dessa maneira, o uso de portfólios eletrônicos, mapas conceituais e Padlet, assim como, sua apropriação e integração, viabiliza o registro de ações e promoção de reflexões em um ambiente on-line no qual o estudante se constitui como sujeito no processo de construção do conhecimento. A mutabilidade e a flexibilidade favorecem, ao discente, maneiras distintas de registrar pontos relevantes em momentos de aprendizagem, revisitar e modificar, além de adicionar imagens, vídeos, links de redes sociais e outros sites, caixa de texto para mensagens e contatos.
- Professor: Alexandre Assis